Institucional > Princípios

Princípios

I. Lutar pelos objetivos imediatos e históricos dos trabalhadores, tendo como perspectiva chegar a uma sociedade sem exploração, onde impere a democracia, política social e econômica. Seu princípio fundamental é a defesa dos direitos, reivindicações, interesse gerais ou particulares dos trabalhadores, bem como do povo explorado.

II. Reger-se pela mais ampla democracia em todos os seus organismos e instâncias, garantindo a mais ampla liberdade e expressão das correntes internas de opiniões em complemento e uma férrea unidade de ação.

III. Defender a unidade da classe trabalhadora representando-a e respeitando suas convenções políticas, ideológicas, filosóficas e religiosas. O sindicato tem como tarefa avançar na unidade da classe trabalhadora lutando por sua independência econômica e política.

IV. Orientar sua atuação no sentido de fortalecer a luta e a organização de base dos trabalhadores nos seus locais de trabalho;

V. Lutar pela autonomia e liberdade sindical;

VI. Garantir independência da classe trabalhadora em relação aos patrões, ao Estado e aos partidos políticos;

VII. Unir-se aos movimentos sociais da categoria e do campo;

VIII. Solidarizar-se com todos os movimentos da classe trabalhadora e dos povos que caminham na perspectiva de uma sociedade livre e igualitária.